aula

Voltamos às aulas no próximo dia 24.

 

Devido a situação em que nos encontramos neste totalmente dispensável ano de 2020, a faculdade onde eu curso ciência da computação, UNIDERP, será feito novamente um semestre online.

 

Onde me veio a reflexão mais uma vez sobre o mundo virtual e o mundo real.

 

A grande massa ainda trata o mundo virtual como um mundo diferente, um mundo feito para criarmos outras personalidades e vivermos sem regras apenas para nos divertirmos. 

 

aula

Porquê digo isso?

 

Simples, semestre passado foi a prova viva como a grande massa até mesmo em nossa área da computação, mostra como não se tem familiaridade com o uso da tecnologia, da interação virtual.

 

Foi um semestre muito pouco produtivo referente a faculdade, talvez pela grade das matérias no semestre ter sido muito introdutório onde não se aprofundou muito em nada.

 

Todos sentimos a diferença alguns mais e outros menos, alguns gostaram outros nem tanto, mas a grande maioria se pudesse trocar, com certeza nunca mais cogitaria a ideia de ter uma aula virtual.

 

As aulas virtuais exigem muito mais do aluno, pois a responsabilidade em executar as tarefas pedidas, assistir às aulas devidamente atentos, sem estar com o filme ou o jogo aberto.

 

A interação entre professores e alunos extremamente falha na parte dos alunos, pois professores tentando ao máximo tirar uma resposta um “boa noite” dos alunos, onde se fosse um canal de bate-papo de games, estariam falando sem parar a ponto de ter que muta-los.

 

Esse pensamento intrínseco que está enraizado em todos nós onde o virtual é brincadeira, quando usado para o sério, para o profissional se cria uma barreira.

 

A diferença entre os alunos em sala de aula e online é clara, esse é um ponto muito negativo, pelo simples fato de o online onde deveria se criar mais avanço na comunicação, na interação principalmente na facilidade em ter os conteúdos para serem discutidos muito mais fácil.

 

Acontece o contrário, alunos se silenciam, vivem no “alt-tab”, às aulas perdem o valor, se tornam apenas um plano de fundo, aquela música de barzinho com volume de som ambiente.

 

A quarentena está sendo um grande aprendizado para a humanidade, está demonstrando cada vez mais quem é capaz de mudar de evoluir mesmo em condições adversas, a quantidade de conteúdos digitais sobre qualquer assunto são infinitos.

 

aula

Agora estamos entrando no 4º semestre a minha grade ficou:

 

Sistemas de Computação e de Informação

Empreendedorismo

Ciência da Computação I

Gestão de Projetos

Metodologia Científica

Métodos Numéricos Aplicados

Programação Orientada a Objetos

 

Tenho uma breve noção do que sejam cada matéria, mas vou esperar as aulas de apresentação das matérias para ter uma ideia correta de cada uma.

 

Agora vamos aguardar os conteúdos onde trabalharemos para passarmos por mais essa etapa do curso chegando em seu 50%!

 

O tempo passa rápido, não aproveitá-lo ao máximo é um grande erro.

 

Boa sorte a todos nós nessa época online para tantas pessoas offline e torcer para a impressão do semestre passado seja apenas impressão que nesse seremos muito mais produtivos e agregaremos muito mais conhecimento vindo da faculdade.

 

Sempre lembrando quem faz a faculdade são os alunos, nós acadêmicos que devemos extrair e exigir mais, quanto mais se querem conhecimento, a faculdade mais entregará.

 

Vamos tratar a faculdade como a tela principal e não como apenas mais um aplicativo minimizado.

 

Voltando para a grade de aulas, teremos o primeiro contato com programação orientada a objetos na prática, um passo bem importante, pois agora teremos contato com banco de dados, onde poderemos iniciar programas com efeitos reais.

 

Para conseguirmos criar algo que possa ser salvo e utilizado com real eficiência. É muito frustrante criar um programa em alguma aula de C++ onde se resume a um executável onde depois que fecha acabou. 

 

O que foi o grande motivo no meu caso de ir aprender o HTML, me adentrando na área de front-end onde o conhecimento aprendido era muito mais fácil ver o resultado real acontecer.

 

Esse semestre tem tudo para ser um grande divisor de águas para minha ideia mesmo que ainda tão simplória, referente a programação.

 

aula