Hoje mais uma aula interessante onde aprendi o porque de algo que sempre soube na prática que deveria ser feito, mas não o porquê deveria ser feito.

 

Desde a época que procurava aprender sobre coreldraw, surgiu esse mundo de fazer imagens com vetores, que sem corel meus desenhos no paint não poderiam ser mandados para gráfica imprimir em tamanhos diferentes que estragavam, você colocar lado a lado naquela imagem linda que eu queria colocar de fundo no meu Windows por que se “esticasse” ela estragava.

 

Então hoje aprendi a diferença entre as duas e vou compartilhar aqui.

 

Por definição:

Imagem BITMAP -> é um conjunto de pixels (também chamados de “pontos”) que carregam uma informação de cor, e é formado pela união dos pixels.

Imagem VETORIAL->é a junção de vetores adquiridos pelos resultados de cálculos matemáticos com vetores.

 

Assim conclui que basicamente bitmap é uma sequência de matrizes que formam um ponto, onde esse ponto se une a outro e a outro, formando uma imagem, fazendo assim a distorção caso você estique a imagem, pois quando maiores os pontos (pixels) mais fácil de nossos olhos enxergarem tirando a qualidade da imagem, fazendo assim uma imagem onde só se mantem a qualidade no tamanho natural, impossibilitando de dar zoom ou aumentar.

 

Já as imagens vetoriais, como são cálculos matemáticos a resposta sempre vai ser a correta para o tamanho da imagem, caso queira ela pequena, ele calcula os vetores para a área pequena, caso queira ela grande se calcula para a área grande. Na prática seria um logo de uma empresa para ser colocada em um chaveiro e a mesma logo colocar em um outdoor, tamanhos diferentes qualidade igual.

 

Bom basicamente é isso que entendi da matéria, caso tenha algum erro, poste nos comentários pois como já falei estou desbravando esse mundo tecnológico e posto aqui para assimilar melhor a matéria!